Archive for setembro, 2013

O filme “Os amigos” e o livro “A casa de Isabel”: Uma enorme coincidência?

domingo, setembro 29th, 2013

POR FAVOR, LEIAM, É MUITO IMPORTANTE!

Ontem, num dia normal de trabalho, Clara Mello recebe uma mensagem de uma amiga com o seguinte texto:
“- Clara, tem um filme no Festival do Rio 2013 que a sinopse é igual a do seu livro, inclusive o personagem principal também chama-se Téo”.

O Filme chama-se “Os amigos” e tem direção e roteiro de Lina Chamie, com os atores Marco Ricca, Dira Paes, Caio Blat, Rodrigo Lombardi e outros. Já houve a première no festival dia 30 de setembro, e será exibido no festival nesta terça, dia 03 no cinemark. O filme “Os amigos” ganhou o Quiquito de ouro 2013 em Gramado como “Melhor Montagem”.

Daquela notícia em diante o dia não foi mais o mesmo pra Clara, a agonia de ver uma história semelhante a do seu livro no cinema foi enorme. Vamos combinar que a possibilidade de uma coisa dessas sempre fere um autor no seu ineditismo, especialmente um autor jovem começando seu caminho.

Clara não teve mais sossego emocional, e começamos a pesquisar via internet todos os releases e sinopses, trailler, fotos e etc.. Mas a coincidência era muito maior que esperávamos. Embora ambientado em São Paulo, e o livro da Clara no Rio, com inclusão de alguns personagens e com uma linguagem mais adulta, existem enormes “coincidências” na história. Um adulto solitário que a partir da morte inesperada de um amigo de infância que foi vizinho, reencontra uma velha amiga e os dois entram num estado de lembranças da infância, questionando a morte e a vida, a culpa, vários sentimentos… E da amizade nasce o amor. O Mote central é o mesmo. Tanto o livro quanto o filme trata de uma virada de ciclo da vida de Téo/Theo, personagem central, onde voltando ao passado, nas memórias de infância, ele encontra um novo caminho. Ambos, filme e livro, tem uma essência filosófica.

Mesmo não tendo assistido o filme, e julgando que a sinopse possa ser só uma parte do filme, a coincidência é preocupante. E não bastasse toda a coincidência da ideia, no twitter do filme, a foto que ilustra a página são várias crianças fazendo tecido, modalidade de acrobacia que a personagem do Livro de Clara, Isabel, faz, tendo inclusive capitulo no livro com o nome “Acrobacia aérea” com ilustração no livro.
A Jovem escritora Clara Mello, com apenas 16 anos lançou o Livro “A Casa de Isabel” em novembro de 2010 pela Editora Mirabolante. Sendo que ele foi postado no blog “ Acasadeisabel.blogspot.com.br aos capítulos desde 2009.

Sem ofensas ou acusações de forma alguma, a nossa dúvida é se a roteirista e diretora, Lina Chamie teve algum contato com o livro, ou com o blog, se alguém falou algo sobre o tema pra ela, ou se por uma coincidência absurda as duas tiveram a mesma ideia.

Bom, a melhor maneira de sabermos seria uma boa conversa, pois já é do nosso conhecimento que o registro do argumento e roteiro é de fevereiro/julho de 2010. O Livro foi postado na internet entre janeiro e dezembro de 2009 e a publicação impressa pela editora Mirabolante data de dezembro de 2010.

Infelizmente no mundo das ideias essas coisas podem acontecer, mas gostaríamos de melhores esclarecimentos. Temos tentado de forma virtual o contato com a equipe do filme, atores e outros, mas sem êxito. A Diretora e roteirista é de São Paulo, e não temos contatos pessoais dela.

Estamos levando ao conhecimento do público através desse post, pois como se trata de uma autora nova, muito jovem, e ainda desconhecida do grande público, que escreveu no seu blog quando tinha apenas 16 anos, certamente o filme feito por “gente grande” captará todos os créditos do ineditismo, enfraquecendo a obra dessa jovem e criativa autora.

O livro “A Casa de Isabel” foi lido por muitas pessoas importantes, foi adotado em escolas, e foi notícia nos jornais do Rio, como O Globo, JB e muitos outros pelo Brasil.

A pergunta que não quer calar:

SERÁ SOMENTE UMA ENORME COINCIDÊNCIA?