Archive for março, 2009

A BOA NOVA

terça-feira, março 17th, 2009

De Patricia Mellodi

Diante dos jornais, das revistas e dos noticiários de TV ficamos impotentes com tanta coisa ruim. Crise internacional, guerra, disputa de guarda, trabalho escravo, enfim, se eu for falar aqui das agruras todas, nem sei, acho que levaria várias laudas. Mas me visto na pele de Cristo e venho com a Boa Nova. É importante dar boas notícias, falar coisas que elevam a estima e a esperança.

É verdade que andei tristonha, desanimada com a vida, e quem não fica assim com tudo isso? E quando ficamos mais velhos então, nem se fala! Somos movidos por sonhos, esperança, paixão. Mas sonhar com tanta realidade é um luxo.

Sou cantora e compositora, e sendo assim, tenho motivos de sobra pra ficar desanimada. Não escuto mais nos veículos de massa, canções que me toquem, não vejo artistas vicerais, não reconheço nesse povo a música que me tocou desde a infância. Sinto falta, saudade e chego quase a perder as esperanças. Estamos tão preocupados com a forma, trabalhando sempre nos extremos popular ou Cult, que a essência virou pó. Se eu for sincera, apaixonada, posso correr o risco de ser brega. Porque o chic é mascarar os sentimentos, é encontrar uma metáfora qualquer que queira dizer eu te amo, mas não diga. E se eu for poética, profunda, filosófica, parecerei hermética e serei taxada de louca, fracasso garantido e outros afins… O medíocre é genial, e o genial é louco. Que inversão de valores!

Pra falar a verdade à coisa mais bonita que anda acontecendo no mundo é essa preocupação com a natureza, com a emissão de gazes, com a água do mundo, enfim o homem nesse aspecto me parece mais evoluído e consciente. De resto, tudo me parece perdido e aparentemente superficial.

Bom, mas é preciso ir atrás do que queremos, e se não chega até a mim a música que eu quero, o livro que me transforma, o filme que muda a minha vida, o teatro que contesta e me remexe por dentro, eu vou atrás. Se as notícias não são as melhores, é preciso fazer o nosso próprio noticiário. E eu nesse momento sou o crítico da vez.

Faz tempo que eu não espero que a moda me mostre o que é bom, faz tempo que eu não espero da revista, do Jornal ou do rádio, a noticia que eu desejo, porque deles só virá de vez em quando.

Não vou ser radical, dizer que odeio televisão, o bonequinho do globo, os criticos de música, que detesto o povo que faz sucesso, porque seria feio e despeitado. Eu adoro novela! Gosto de ver o trabalho dos atores, dos roteiristas, as técnicas de gravações, os planos, a trilhas sonora, mesmo me decepcionando às vezes. E o sucesso me “co-move”! Quem não deseja ser reconhecido e ganhar muito dindim com isso? Fala sério! Eu quero!

Vivo na Terra e não em Marte, não tenho como fugir das notícias dos sucessos mundiais da última semana, mas posso descobrir os meus próprios. Sucessos na minha casa, no meu computador, na minha estante, na minha vida. E é assim que devemos fazer e isso graças a Deus a internet em muito tem contribuído.

Sim, mas vim trazer boas novas, vim falar coisas que me deixam feliz e esperançosa.

Você já ouviu a cantora Eliana Printes? Escute, aliás, vá ao show. Ela tem uma voz incrivelmente potente e única, afinada e emocionante. Fui ao show dela e saí extasiada. Chorei, cantei e descobri que a emoção não está perdida.

Você sabia que o talentoso e guerreiro cantor João Pinheiro que há muito tempo luta, finalmente conseguiu emplacar uma música na próxima novela do diretor Jorge Fernando da TV Globo? Aliás, você já ouviu o CD dele? Compre e escute você mesmo.

Você sabia que a cantora Mariana Leporace, uma louca mulher que faz, está com um talk show pra compositores? Você senta, escuta as histórias desse compositor, ouve as músicas, aprende um pouco sobre o processo criativo e tem a chance de descobrir pessoas novas? Pois vá ao “Conversa Afinada” em Ipanema às segundas feiras.

Você já leu o Livro Infanto-juvenil de Márcio Trigo chamado “Bel e Bia”? É a história emocionante de duas amigas que vivem juntas as maiores aventuras durante a infância e depois se reencontram na internet. É livro pra criança e para os pais.

Bom, são tantas coisas que me nutrem nesse momento que vou fazer uma lista abaixo e só te digo uma coisa:

PROCURE SABER!

1- O Livro Dez contos de humor da Editora Mirabolante

2- O CD de Tony Pelosi (a voz e a e a música)

3- O espetáculo que conta a história do samba:
A Bula da cumbuca em cartaz na Lapa.

4- O selo Saladesom

5- Os saraus de poesia que anda acontecendo na noite do Rio de janeiro.

6- O CD Frevo mulher de Maria Olívia e orquestra do Spok produzido por Willians Pereira.

7- O show e o CD do cantor Fênix

8- As crônicas de João do Rio.

9- Os vídeos de Nara Leão (opinião), Cartola (tive sim) e Donga (pelo Telefone) no you tube.

10- O CD póstumo de Sergio Sampaio produzido por Zeca Baleiro e os vídeos dele no you tube.

11- Maria Da Inglaterra do Piauí.

12- Os espetáculos de Denise Stoklos

13- Oficinas de Humor de Márcio Paschoal

14- Rogério Skylab

15- O Curta metragem “Delito”, de Luiza Trigo, com Du Muscovis.

15- A música “Agoniza, mas não morre” de Nelson Sargento.

15- O Cd Pacote mais que completo de minha pessoa que está chegando hoje da fábrica!

Essa é minha listinha de hoje. E a sua? Diga-me, por favor.